Pular para o conteúdo principal

REVEILLON

Bala que partiu não tem volta. E se ela vai de encontro ao leito venoso do rio da vida que corre rumo ao fim, ai ai ai... Pode imediatamente dar início aos preparativos para a grande convenção final. Compre flores, muitas flores. Se possível, uma coroa com alguns dizeres genéricos bem bonitinhos, sensíveis, comoventes. Peça a um poeta para elaborar um texto bem tocante no sentido da compreensão das almas mais sensíveis. E se não conhecer nenhum poeta disponível, que horror!, mesmo que amador, deixe que o pessoal do marketing se encarregará do conteúdo, eles sempre sabem o que o povo gosta de ler de modo geral, amplo e irrestrito. 

Já decidiu quem é que levará o seu esquife à mansão dos mortos? Veja bem, melhor que seja gente forte e saudável. Já teve infeliz que fez a escolha errada e acabou caindo na própria rua da cova, ao pé do sepulcral. Um vexame total para os amigos, não os tem, sim, mas tem parente, não importa que sejam poucos os tais, parentes e familiares: mãe e irmã, sobrinhos e sobrinhas, primos e primas, cunhado... Só indigentes perdem completamente o contato com as origens aborrecíveis da vida. Mas e o esquife em si será daqueles com ornamentos e em madeira nobre, sim. Não. E quem é que pode nos dias de hoje dar-se a tais luxos. Mas vê lá se não faz muita economia nessa ocasião tão especial da sua história; só se morre uma vez na vida, hein.

A roupa também tem que representar bem. Não importa que nunca tenha usado um traje social em vida; quando se morre, faz figura para quem vier ver, não é a seu gosto que tem que ser, entenda isso logo de uma vez. É uma ocasião muito importante pra você se apresentar daquele jeito jeca que passa todos os dias parecendo que não tem outra troca senão uma bermuda velha e uma camiseta branca toda furada, peças que veste ao rastejar da cama e que pendura na cabeceira ao final de mais um dia modorrento. Ah, e aquele chinelo ridículo, por favor, hein, não vá aparecer dentro do caixão de meias e com aqueles chinelos.

Olha, se começar a feder, não terá como esperar o pessoal que chega naquele vôo do nordeste. Sua tia, a irmã da sua mãe, certamente quererá vir para vê-la. Sim. Vê-la. Pois quem é que perde tempo em vê-lo, novo defunto estraga festas. Não seja sentimentalóide, oras. Elas só se vêm em ocasiões especiais. Virá ela e o filho, aquele barbudo e bem sucedido no ramo da agiotagem, aquele que sempre conta seus sucessos nas aquisições quando aparece a cada década. Verdade é que eles nem deveriam vir. Primeiro, por que perderão o passeio que pagarão ainda durante o ano inteiro. Depois, acabarão deixando todo mundo tenso e envolvidos numa espera inútil, não dará tempo mesmo de verem sua cara, defunto. Passagens aéreas são muito concorridas nesta época do ano por conta das festas; embora nunca tenha andado de avião, você sabe. Terão que arranjar hospedagem, pois o padrão deles não admite improviso em casa de parente. Será mais um constrangimento.

Com a papelada não se preocupe, meu amigo. Aquele seu cunhado que te detesta e vive te criticando pelas costas tomará a frente de tudo só pra poupar sua irmã bonitona da trabalheira burocrática. E ele é bom com essas coisas, não é mesmo. Já trabalhou em cartório e até fez Direito, embora jamais tenha passado no exame da Ordem.

Bem capaz que apareça alguma daquelas mulherezinhas com quem andou se enroscando e chafurdando nos últimos anos. Caso apareça de fato, fará contra ponto à sua esposa, mulher decente, maravilhosa. Uma loba. Continua em plena forma, às portas dos quarenta bem vividos e bem rodados. Mulherão do caramba. Ainda bem que não fez filhos nela. Seria um transtorno pra vida inteira ter que ficar tratando de guarda, visitas, deveres com você, que nunca prestou pra nada que fosse compromisso sério.

E só estou tentando entender como é que você veio parar aqui, em Ilha Comprida, plena noite de ano, só pra ver a queima de fogos. Com tanta Copacabana por aí, e você vem parar justamente aqui, e na quitinete do seu cunhado. Deve ter deixado o lugar um lixo, nojento, seu porco. E depois ainda terão que dar um jeito na pia da cozinha entupida e imunda e naquelas latinhas todas jogadas por toda parte, e até camisinhas você deixou pra fora do cesto do banheiro. Um horror. Sua roupa limpa misturada à roupa suja, e tudo vai de embolada. Nem sei como é que conseguiu se vestir para chegar até a praia. A morena que conheceu no quiosque levará um susto de morte. Ela se arrependerá até o último fio de cabelo crespo da alma por ter aceitado deixar a bandeja pra te acompanhar à beira do mar.

Tem de tudo aqui. É uma tribo contemporânea. A cada ano a repetição só tende a aumentar. Muita gente de branco, garrafas de champanhe barato empunha pelo gargalo e taças em brindes desordenados e tilintares surdos. Cada qual com seu objeto de captar imagem e acessar internet do momento, algo que muito diz sobre a condição social dos felizes fotógrafos da ocasião. Uma molecada de mãos atadas às mãos dos pais. Uma molecada adolescente planejando suas aventuras sexuais pelo calçadão. Gente pulando ondinhas. Oferendas à Iemanjá.

Vai começar a queima dos fogos, o show pirotécnico bancado pela prefeitura municipal de Ilha Comprida – SP. Até que você não ficou mal com esta roupa. Não havia escolha de uma camisa melhor para dar o tom dramático à ocasião, camisa branca. Além do mais, esta camisa combina perfeitamente com a bermuda caqui do ano passado.

Vem a primeira rajada de fogos. O céu fica colorido por inúmeros pontos fugazes, que sedem vez a outros pontos igualmente fugazes, que parecem eclodir de dentro de seus predecessores. É bonito. E com tanta gente se movimentando por toda parte, e gente inebriada pelo espetáculo que ilustra o céu especialmente estrelado na noite da virada, é claro que malandro tentará aproveitar o delírio coletivo pra fazer função e gozar sorte. A mulher não quer largar a bolsa e o malandro já tá muito louco chapado na pedra quente da lata, pra coçar o dedo falta isso aqui, um triz. O marido dá um passo à frente pra tentar desvencilhar a mulher da bolsa ou até mesmo resgatar a bolsa de volta, eu sei lá, eles terão que explicar tudo direitinho ao delegado da 8° DP de polícia, é, lá na delegacia, dentro em poucos minutos.

A segunda bateria de fogos sobrepõe-se a primeira e parece que o melhor ainda estava reservado para compor um espetáculo crescente. No céu, os pontos são brancos, amarelos, verdes e vermelhos. Em sua camisa, infelizmente para alguns poucos, e nem me venha com hipocrisia dizer que estatísticas e noticiários possuem sentimentos, que passo-lhe um esculacho sem o menor cuidado em ofender, logo o borrão carmim estará estampado. E parecerá vivo na manhca crescente e cada vez mais informe. Sentiu queimar as costas como se uma brasa lhe tivesse repousado sobre a pele e o peito foi quem umedeceu, pois varou o projétil. Arfou em busca do ar, que não veio. As forças e o tônus se esvaiam no fluxo da brisa marítima e das brisas mais das ocasiões públicas festivas. Soltou a mão da morena e levou a mão à ferida da saída como que pra conferir o bilhete de partida. Caiu de joelhos de frente pro cargueiro que estava atracado próximo à praia desde o início da semana. 

Tudo culminou naquele desfeche: desde a sua decisão de passar a virada do ano vendo a queima de fogos em Ilha Comprida, até o meliante que achou de aproveitar o ensejo pra angariar algumas bolsas na moral. E não há como retroceder na trajetória certeira. E como já disse, bala que partiu...

Comentários

  1. Melhor seria que isso fosse pura e simples ficção, porém nem sempre é.

    ResponderExcluir
  2. Passando para desejar tudo de melhor para você e sua família!! E pedir que não nos deixe tannnto tempo sem esses contos maravilhosos viu?? Feliz Ano Novo. Abraços. PAZ!!!

    ResponderExcluir
  3. Um pouco de sentido se analisarmos o contexto em quem vivemos. Feliz 2015!

    ResponderExcluir
  4. Uma pena que não seja texto fictício. E uma pena que não seja o único caso =/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto, apesar de saber que é um retrato fiel de uma realidade assustadora....
    Mas como é começo de ano eu passei aqui pelo meu pedaço de bolo, já que seu blog fez seis anos! Já toma banho sozinho, caminha, corre e até escolhe seus doces favoritos! Que incrível um blog durar tanto, o meu tem quase cinco anos, mas já me considero uma mãe exausta.....rsrsrsrs. Bom, parabéns pelo blog, pela teimosia, pelo trabalho e não se esqueça do meu pedaço do bolo ( só se for de chocolate). Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Quero dar-lhe os parabéns pela sua escrita. Um abraço de Maria Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Jeferson,

    Passei para dar um ola e para add aos meus favoritos.. Ótimos textos como sempre! Grande abraço.. Tom

    ResponderExcluir
  8. Olá, vim retribuir a visita. gostei bastante daqui... :)

    ResponderExcluir
  9. ótimo texto.. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c