Pular para o conteúdo principal

O GRANDE CIRCO NONSENSE - O TRUQUE DO DESAPARECIMENTO

Tocou o interfone, que na realidade era usado como campainha, e ficou aguardando um instante até que a mulher, diga-se, nunca vista antes, surgisse após o correr da pesada porta de metal e vidro canelado. ‘Pois não?’ Disse ela apenas com parte do corpo à mostra. ‘Olá, bom dia! Eu vim ver o senhor Alio... Sou o mágico dele! Sou o mágico Pipo!’ Disse ele um tanto quanto surpreso ao ver que uma pessoa desconhecida lhe atendia.

‘Ah, sim! Entre, seu mágico! Ele está ali, na frente da televisão.’ A mulher disse e foi caminhando à frente através da longa sala retangular para conduzir o visitante até a cozinha, que também funcionava como sala de televisão e copa. No caminho, ela se apresentou como a nova mulher do dia, e diarista, e massagista, e enfermeira, e cuidadora, e cozinheira...

O mágico Pipo seguiu a mulher até o ancião que estava em sua velha poltrona do costume, puída e completamente reclinada diante à televisão. Ao ver Pipo se aproximar, o homem estendeu a mão cordialmente com a intenção de recepcionar e cumprimentar o mágico. O resto das formalidades Pipo dizia e o velho apenas concordava com movimentos positivos e bruscos de cabeça. Ele estava agitado. Apesar de ser apenas nove horas da manhã, a tevê exibia uma animada sessão de exorcismo, o que deve ter alterado o humor do ancião impossibilitado de protestar de modo inteligível ou mesmo levantar e desligar o aparelho.

Uma mulher negra e bastante obesa surgiu através da porta da cozinha que dava para o quintal. Com os olhos estatelados, enxugava as mãos na blusa e os lábios com o dorso da mão. Era Genilda, a mulher da noite. O mágico já a conhecia de nome e fatos, porém foi ali e naquela ocasião que foram apresentados um ao outro.

‘Eu nunca havia te visto, mágico!’ Disse a mulher. ‘Toda vez que o senhor chegava eu já tinha ido embora. Fico só à noite, e logo cedo eu vou embora.’ O mágico sorriu de modo simpático e aproveitou para perguntar sobre a mulher do dia que o atendia todas as vezes e que hoje não estava lá. Mas antes que concluísse sua pergunta, o mágico vacilou e não se lembrava do nome da mulher.

Genilda, com ares de dramaticidade, atalhou e concluiu a pergunta de seu interlocutor: ‘A Milésia?’, e inclinou a cabeça para a esquerda, juntou as mãos diante do grande abdome, lançou seus imensos olhos estatelados em um olhar vago pelo chão e começou a detalhar o caso: ‘A Milésia foi mandada embora, seu Pipo. Ela não trabalha mais aqui não senhor.’ E continuou sua explicação sem que ninguém lhe perguntasse mais nada. ‘Ela não tava trabalhando direito fazia é tempo. Eu chegava à noite e o serviço tava todo por fazer, todinho pra mim. Ela não tava fazendo é nada. Aí eu não aguentei mais. Pedi pro patrão mandar ela embora.’ E tirando seus grandes olhos do chão os levou até a novata e declarou em tom soturno: ‘Ele mandou ela embora. Coitada! Ela tá com depressão, sabe?’

A apreensão tomou forma de vez no rosto da novata que até ali em momento algum pareceu mesmo natural e ou à vontade.  ‘Mas ela não tava trabalhando direito, tava deixando tudo pra mim.’ Completou a mulher da noite sem desviar os seus grandes olhos de sobre a nova mulher do dia.

O mágico Pipo percebeu que estava diante de algo muito estranho, algo mais estranho do que costuma sugerir a própria realidade. Ele conhecia o ancião, seu Alio, mas não conhecia aquelas pessoas. Conhecia também, e bastante, a funcionária que o recebia três vezes por semana e que ali não estava naquela manhã. Então recordou que o nome dela não era Milésia. E lembrou que o patrão sim, o filho do ancião, seu contratante, esse se chamava Milésio, e intuiu que a confusão fora feita ao tornar o nome do homem feminino e o atribuir à antiga funcionária que teria, segundo Genilda, sido demitida.

Pipo, finalmente, lembrando-se do nome da mulher que o recebia, se voltou para a mulher da noite e perguntou: ‘Mas o nome dela não é Lenalva?’ A novata inocentemente interferiu e apressou-se em dizer que não, que era Milésia, que todos a chamavam de Milésia. Mas Genilda novamente lançou seus enormes olhos em direção ao chão e, como se forçasse grandemente sua memória, retornou o olhar ao mágico dizendo: ‘É verdade... Todos a chamam de Milésia, coitada!, mas o nome verdadeiro dela é Lenalva.’ A afirmação da mulher da noite causou espanto na outra que não havia notado a incomum coincidência nominal que residia em um patrão chamado Milésio ter uma empregada chamada Milésia.

Diante dessa história de nome verdadeiro e nome falso, mágico Pipo acreditou nada mais ter a acrescentar. Tirou a cartola de sua cabeça e a depositou encima da mesa, cobriu o corpo com a própria capa e precipitou-se num salto para enfiar o braço dentro de sua cartola alegrando o ancião com mais um número de sua performance. Pipo não conseguiu retirar nada lá de dentro, como de costume. Porém fez sorrir o velho e proporcionou um momento agradável ao homem.

Comentários

  1. Olá! Em primeiro lugar, teu texto está muito legal. A gente vê as cenas! Em segundo, parabéns pleos quatro anos de blog. Um dia eu chego lá também.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jefh, venho lá do outro texto... e ainda a pouco falei do "mágico" rsrssssss... Quando tenho algum tempo quero "devorar" os textos! (sorrioooo) Realmente é uma estória(história?) e tanto...mistério! Nomes falsos, verdadeiros...parece que vai ter continuidade essa cena...fico aguardando! Tenha uma feliz e abençoada semana... (como disse antes você sempre tirar lindos textos da "cartola"...)

    ResponderExcluir
  3. Tienes una manera de narrar muy fluida y entretenida que logra captar el interés del lector. Felicitaciones! Por otro lado y si ha sido de tu agrado mi blog te invito a ser seguidor del mismo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Adorei! Parabéns pelo blog e obrigada por visitar o meu.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Interessante seu texto. Gostei bastante. SUCESSO!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c