Pular para o conteúdo principal

A NIGHT IN TUNISIA

Na véspera do feriado da padroeira, estive em Ribeirão Preto pra realizar exames médicos. Próximo à hora do almoço, já havia feito o exame e estava na rua de um sebo sobre o qual havia visto uma matéria falando a respeito no caderno Ribeirão da Folha de São Paulo de algumas semanas passadas. Achei o sebo diferente de todos que eu já havia visitado, pois ao contrário da maioria, que são sempre escuros e com forte cheiro de poeira, ele é claro e com leve cheiro de poeira. Eu sabia o que queria, digo, sabia razoavelmente o que queria, sabia em sentido genérico. Eu queria um bom livro barato, queria apenas um livro, queria o livro do Reinaldo de Moraes, queria o livro que o tornou conhecido na década de 80; “TANTO FAZ” é o nome do livro. Não tinha. Quando isso acontece dentro de um sebo, de o livro que você procura não constar, você está livre para vagar e divagar por entre as prateleiras. O sebo é um universo paralelo, é uma máquina do tempo. Uma vida inteira não basta para explorar devidamente as miríades culturais de um bom sebo. Eu queria também um filme. Qualquer filme, contanto que fosse bem velho. Encontrei o “A PEQUENA LOJA DOS HORRORES”, versão original, em preto e branco. Fiquei apaixonado pela inocência, simplicidade e, principalmente, pela trilha sonora. Aquele Jazz, feito para ser sombrio em uma comédia de humor negro, é algo fantástico. Hipnótico e sombrio. Faz com que viajemos no tempo passando por um túnel escuro, soturno e romântico. Precisava também de música. Escolhi Miles Davis para levar. A canção “A Night In Tunisia” dá um livro. Tudo em mãos. Filme, música e, claro, alguns livros que não o que eu havia procurado em princípio. Saio do sebo mais rico e feliz. Agora estou aqui, contaminado por essas reminiscências de sebo e empolgado com o texto "A PEQUENA LOJA" que postei antes deste. Creio ter encontrado minha voz mais profunda e sutil, conforme me aconselhou o amigo de twitter, o escritor Miguel Sanches Neto. Acredito muito nos personagens da trama que criei, eles estão vivos e com vida em abundância. O texto é simples, como tudo que escrevo, mas o realismo ali contido é algo elétrico que me move. Usei também Miles Davis para compor a atmosfera que precisei para escrever. O dia chuvoso contribuiu muito. Sei que se fosse uma tarde de sol eu não teria realizado o texto conforme fiz, ou nem teria o feito. Está tudo tão latente que creio não conseguir esperar uma semana para atualizar o blog conforme costumo fazer. Woops! Não esperei mais que poucas horas para fazê-lo [sorrio].


Gostou desta humilde postagem? Não? Tudo bem, eu entendo. Mesmo assim, ajude-me votando em meu blog para o Prêmio Top Blog 2011, logo abaixo do meu perfil aqui. Obrigado!

Comentários

  1. Ah, personagens! Mesmo sendo fictícios, acabam criando vida e nos empurrando para algum sebo (melhor se forem claros e arejados;-).

    ABRAÇÃO E BOM DOMINGO (AQUI... COM CHUVA)
    JAN

    ResponderExcluir
  2. Tudo a seu favor...Não é que o universo conspira mesmo?!
    inté!

    ResponderExcluir
  3. que lindo poeta ! Há esperanças em meu coração porque há pessoas como você nesse mundo que se nos anuncia hoje, por vezes, carente de afeto e geladamente robotizado. bjus no coração. vanda

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Jefh!
    Fico feliz por ter encontrado suas preciosidades e que esteja tão feliz!
    Desejo um ótimo domingo e uma semana abençoada.
    Bjs...da Bia!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia pra vc!


    É... do alto da minha ignorância, vou dar um google e saber quem é Miles Davis na noite e se "A Pequena loja dos horrores" é de comer rsrsrsrs


    Beijos e "ótimo domingo de chuva" rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. boa tarde!! antes de mais nada, obrigada pela visita
    fiquei lendo os post e esqueci de agradecer

    espero qlqr dia achar um sebo tão bom assim por aqui ^^
    ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Adorei conhecer seu blog, é tão bom quando estamos felizes, encontramos aquilo que de alguma forma nos surpreende mas nosso estado de espírito é que comanda!
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi Jefh, obrigada, viu? E que bom que você encontrou um Sebo claro e com pouco cheiro de poeira, e melhor ainda... lhe deixou feliz!!!
    Como sempre... maravilhoso texto, maravilhoso tudo aqui! Fica com Deus, tenha uma ótima semana!!! Beijos

    ResponderExcluir
  9. A riqueza das palavras são encontradas em lugares que agente nem imagina né?
    o seu jeito de encontrar o sebo e dizer
    sobre isso foi tão belo, tão puro...
    me fez lembrar um livro que comprei
    na livraria, chamado A sombra do vento,
    nem sei porquê, mas pensei nesse livro,
    sou um pouco doida, deixa pra lá.

    Um bom fim de domingo!

    ResponderExcluir
  10. Não precisa agradecer! Blogs bons, eu visito e comento sem pedir licença! E dou carta branca para fazerem isso no meu! rsrsrrs

    Sobre sebos, eles são tudo em nossas vidas! Aquele livro que a gente sempre quis, mas não podia, bem ali, nas nossas mãos.

    Por isso que, antes de baixar livros pela internet, prefiro procurar em sebos. Assim, fica mais fácil conseguir um livro sem violar direitos autorais! Mas convenhamos: os livros mais importantes pra gente (faculdade, por exemplo), realmente, violam nossos bolsos rsrsrsrsrs


    Eu ainda não conferi Miles Davis e nem sobre A pequena loja dos horrores! Depois volto e dou meu parecer!


    Beijos! ^^

    ResponderExcluir
  11. Que busca meu querido! Achei bem legal a forma que você narrou as suas buscas, e fiquei mais feliz ainda saber que saiu " mais rico e feliz" com seus presentes. Legal isso! Fácil encontrar a felicidade...achamos-a nas pequenas coisas.
    Parabéns pelo jeito poético de falar de algo tão simples, mas que se tornou emocionante.
    Uma linda noite.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. muito loko jewfh!
    me fez lembrar uma lojinha de antiquários que visitei em Santa Cruz de la Sierra.A senhora "Inca" de chapeu e longas transas tudo que pegava soprava p/ limpar a poeira.
    Um Abraço guri!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom!


    Acabei de ouvir Time after time! <3

    http://www.youtube.com/watch?v=OddHP8_Em7s


    E agora tou em Out of the blue!


    Obrigada! ^^


    Te adicionei no google talk, tá????

    ResponderExcluir
  14. Jefh..

    qualquer dia desses entrarei no sebo do meu coração, pra procurar dentre os meus amores, aquele que me foi mais amante..
    só não terei certeza se ainda ele estará la..
    afinal, raridades não ficam por muito tempo nas prateleiras..

    bjs.Sol


    (vou correndo ler a pequena loja)

    ResponderExcluir
  15. Cara adoro sebo mas ao contrario de vc acho semprelivros em pessimo estado, mas levo mesmo assim...

    ResponderExcluir
  16. Jefh, como não repetir sempre que você é um "guri talentosoooo", cada página deste Blog está impregnada de carinho, ternura, você vai compartilhando conosco, teus seguidores, amigos(as)um pouco daquilo que encontras nas tuas andanças...Personagens? Criaturas reais? Depois de ler, fui ouvir “A Night In Tunisia” e também procurei o livro "Tanto faz..." Obrigada por compartilhar conosco!!! Um abraço amigo, paz na tua vida sempre!

    ResponderExcluir
  17. Tudo o que precisamos: um bom livro, um filme antigo e uma boa música pra nos fazer recordar.
    Belíssimo texto! Com suas palavras, em minha imaginação, pude até sentir o cheirinho de poeira.

    Parabéns! Um abraço...

    ResponderExcluir
  18. Que bacana o teu blog! Gostei e vou seguir.

    Quanto ao texto[muito bem escrito]devo dizer-lhe que a leitura me agradou muito... Sou chegada em realizar garimpagem em sebos, de vez em quando...

    Apareça no meu blog, se gostar, fique.

    http://nellsantos.blogspot.com

    Abraço!

    Nel

    ResponderExcluir
  19. me encantó llegar acá, realmente intersante su blog, un abrazo cálido.

    ResponderExcluir
  20. Ah que os sebos daqui não são bons assim.
    Meu querido, linda semana para ti!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá! Sou a Dani,eu vim ver seu blog depois de uma recomendação da nossa amiga Fernanda Summers.Gostei muito dos seus textos.Você escreve muito bem :-)

    ResponderExcluir
  22. Olá Jefferson,estamos aqui pra agradecer a visita no nosso blog,já estamos te seguindo.Espero ter vc como seguidor tb!
    ->SiGa Tendência.
    http://www.sigatendencia.com/

    ResponderExcluir
  23. Fontes de inspiração fazem jorrar em nós a emoção, não é mesmo possível conte-la, a urgência pede expressão. Que venham os Miles Davis e os jazz, o cinema inocente e os sebos a nos revolver por dentro e abrir as comportas das emoções.

    Beijos Jeff!

    ResponderExcluir
  24. Oi, blogueiro navegante. Que bom encontrar um cronista por aqui. Muito bom o seu blog. Pelo pouco que li, já percebi que você é um ótimo escritor.
    (Obrigada pela visita no meu blog!)
    Ótima semana. :)
    Cris

    ResponderExcluir
  25. achou meu blog perdido por aí? hehe
    obrigada pelo comentário :)
    logo mais posto novidades..

    vc escreve mto bem
    adorei seus textos!

    volto aqui em breve
    bj

    ResponderExcluir
  26. Querido jeferson já te sigo faz tempo, e obrigado por visitar meu blog também tamo junto aí http://vidadospensamentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. É, Jefhão! Estas coisas são incríveis: parece que foi tudo armado e nos pegam de um jeito irrecusável...vc sabe, vem de dentro, pronto para sair!

    Manda ver, meu amigo...manda ver mesmo!!

    Abração!

    ResponderExcluir
  28. :(
    Ah Jefh você se esqueceu de mim?
    Tô com saudades de seus comentários.!
    Bjs!
    Espero ler outro comentário e outro texto seu!!!!♥

    ResponderExcluir
  29. Gostei deveras daqui viu, parabéns pelo blog...

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Olá....
    Não imagina quão supresa eu fiquei ao vir retribuir sua visita e descobrir sermos praticamente "vizinhos"... rs
    Adoooooooooooorei "A pequena loja"... achei tão real... tão verdadeiro!! Acho que é pq já me vi nessa situação diversas vezes... mau atendimento é "hábito" aqui na minha cidade!!! rs
    Tbm adoroooooo sebos... sempre fico um tempããão olhando tudo.. viajando no tempo... pensando... relembrando.. e sempre saio de mãos vazias!!! rs rs

    Sobre a música do meu blog... certamente que "meninos" tbm possam gostar... mas é que ali ñ é mto frequentado por garotos.. por considerarem o conteúdo do universo feminino mto "sem graça"!!! rs
    Mas sinta-se à vontade pra voltar qtas vezes quiser!!!

    Bjus
    Tenha uma linda quinta!!!

    PS.: Dps vou dar uma "passeada" com mais calma por todo o blog!

    ResponderExcluir
  31. Meu querido, obrigada pela sua visita sempre.
    E veja bem, que maravilha estes sebos, é como um garimpo, procuramos dias e dias por pedras precisos, temos que peneirar. e ai...num repente encontramos um diamante...que alegria.maravilha..vamos ficar ricos.
    E vc fez isso, fico mais "rico", e poder escrever os seus textos trazendo a realidade a todos nós, teus humildes seguidores, e com isso nos dando a oportunidade de novas visões, e saibas: vou garimpar um sebo.
    Grata, meu querido amigo e poeta

    ResponderExcluir
  32. Essas vozes, esses momentos e tantos sentidos!
    Precisamos viver mais isso! Mais e mais!
    Um abraço querido, belas palavras!
    Juliana

    ResponderExcluir
  33. MUITO LEGAL o texto e o blog, com certeza recomendarei. BEIJÃO GRANDE Silvia Laura sua colega blogueira (Psicologia e Cotidiano)

    ResponderExcluir
  34. Oi Jefh, passando aqui para te convidar, para dar uma passadinha no Palavras que Abraçam, ficarei muito feliz!

    Fica com Deus, tenha um ótimo dia!!! Um abraço

    ResponderExcluir
  35. Gostei do Seu blog,atenciosamente Analice!

    ResponderExcluir
  36. Que bom encontrar um texto que muito nos diz. Sensibilidade é sempre bem vinda. Bom gosto então..nem se fala.
    Gostamos muito. Simplicidade e ternura,uma união que sempre dá certo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  37. olá gefh, quero que saiba que mesmo eu ter parado com o isto é incrivel, ainda tenho passado pelo seu blog, e fico feliz que provavelmente está dando tudo certo por aqui, Abraços e até mais.

    ResponderExcluir
  38. Jeferson !!!

    A "MeninaCajuina" sou eu Nana a Dani é outra colunista mas valeu o convite e ja estou por aqui !!!

    Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Você, através do seu escrito, me levou ao sebo e estive por lá também olhando as prateleiras e encontrando, juntamente com os livros, reminiscências do meu passado. Vi-me ali olhando a leveza da poeira que subia sutilmente e que me lembrava da necesssidade de fazer faxina nas poeiras que coloco embaixo do meu tapete interior.
    Você, Jeferson, tem o dom de escrever com tanta sutileza que acionou minha necessidade de divagar e viajar nos sonhos.
    Obrigada por acionar sentimentos tão intensos simplesmente escrevendo sobre uma visita ao sebo!
    Abração e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  40. Mas os seus personagens são sempre tão vivos!!!

    ResponderExcluir
  41. Oi Jefh, vou confessar vai, também adoro um sebo, na minha cidade não tem, então quando tenho oportunidade de ir a um local que tenha me perco entre prateleiras de livros, discos de vinil e revistas antigas de artesananto. Quando cursava faculdade comprei vários dos meus livros em sebo. Alguns eu doei para a biblioteca pública aqui da minha cidade outros eu ainda tenho, quando gosto de um livro eu leio várias vezes costumo marcar as partes que mais me encantam para reler de vez em quando.

    ResponderExcluir
  42. então jefh, não sei bem se eu vou voltar talvez eu crie outro com outro nome, mais não sei bem, acho que minha net não tá tão boa pra por os videos no you tube. então ficarei devendo uma resposta :)

    ResponderExcluir
  43. Oieee!!!Jefh , conheci seu blog através do blog da minha amiga Jacira,gostei,viu.
    Passarei sempre aqui(rsrsrs)
    Coloquei nos favoritos.
    Até mais...

    ResponderExcluir
  44. oi Jefh! Delícia de post! Delícia de blog...
    Vou passear por estas bandas de agora em diante...
    Se perder é sempre uma possibilidade, mesmo em lugares por onde vagamos.Sempre. Há possibilidade de encontrarmos algo mais (de nós) em ruas des-conhecidas...ou entre palavras, velhos livros e histórias des-cobertas entre poeiras dos tempos de outrora.
    abs

    ResponderExcluir
  45. Oii,Jefh.
    Obrigada.Voltarei sim...adorei seu blog!
    Adoro ler palavras inteligentes descritas. Como deve ter visto na lateral do meu blog que amo ler e essa sua matéria de sebos...adooooro visitar sebos também.
    Atéeee...

    ResponderExcluir
  46. Oi obrigado por sua visita amei o blog

    ResponderExcluir
  47. aaah, jefh já ia me esquecendo, pelo visto me parece que você tem twitter néh? o meu é @joaovictor_rv qual é o seu? então, segue? te sigo de volta ;D

    ResponderExcluir
  48. Então jefh, andei pensando no que você e outras pessoas me disseram, e o isto é incrível ta de volta, da uma passadinha la pra ver :)

    ResponderExcluir
  49. pelo que vi tu é mineiro, só pode... propaganda barata.. [risos] mas valeu... legal seu blog.. e tu nem deve jogar VM mesmo..

    ResponderExcluir
  50. SABE O QUE EU ADMIRO EM VOCÊ , É SUA CAPACIDADE DE TRANSFORMAR UM DIA ROTINEIRO NUM TEXTO EXCELENTE , E BASTANTE INSTIGANTE , VOCÊ JÁ FEZ ALGUM LIVRO?
    ACHO QUE DEVERIA POIS CAPACIDADE VOCÊ TEM SEMPRE SEGUINDO VOCÊ .
    http://sorteiosemaisumpouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  51. Olá obrigada pela visita, muito original o blog ja estou seguindo ok? bye
    http://stupedodesejo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Oi .*
    Tdo bem ?
    Divulga o meu Blog se der .
    Mto obrigada .
    Já divulguei o seu lá no meu Blog !

    Bjôos *-*

    ResponderExcluir
  53. Filmes antigos esses filmes são marvilhosos 3 homens em conflito é memorável sevc ainda não assistiu assista UMA LIÇÃO DE AMOR1

    ResponderExcluir
  54. Boa noite lindo!
    Passei para lhe dizer que tem selinho para você lá no meu blog.
    Bjokas....

    ResponderExcluir
  55. Oi Jefh! Bom dia! Vou confessar,nunca mais visitei um sebo.Quando cursava faculdade até os anos 80,(foi quando terminei Biblioteconomia)sempre ia atrás de livros mais barato. Como não trabalho mais ( me aposentei) hoje o meu tempo é dedicado boa parte a Igreja e os livros que costumo ler são voltados para formação religiosa.Foi uma boa forma que encontrei de ajudar aos outros e não cair numa vida de tédio.A profissão que na verdade segui foi magistério-Lecionei dos meus 13 anos até 2009.Foram anos felizes que passei ensinando com amor a várias crianças e adolescentes que Jesus pôs em meu caminho.Trabalhei 40 anos e só parei após a morte de minha mãe.Hoje sinto saudades de tudo e de todos mas tenho a consciencia do Dever cumprido.Fugi do foco principal- seu texto.Realmente vc faz de uma simples procura de livros ou filmes , um texto que nos leva a nossa realidade. Parabéns! Adorei! Bjs e que sempre seja iluminado a produzir algo tão maravilhoso!

    ResponderExcluir
  56. olá, jeferson. vim te visitar. bonitas escritas.
    eu também gosto muito dos sebos. com menos poeira é melhor, claro!
    gianemf.

    ResponderExcluir
  57. Olá. Obrigada pela sua visita ao meu blog e ao comentário.
    Quanto ao seu blog...nos faz viajar em cada situação, como nos bons livros.
    Sarah (Blog Sopre para Voar)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c