Pular para o conteúdo principal

O Cobrador - Parte V


Edmundo Adeodato era contido por muitos, e com o rosto colado ao solo, sob a sola do pé do capoeira Ronevaldo, disse, por entre os dentes serrados, ao Dr João Jivago: _O Dotô está mais que certo, a solução é botar fim no cabra da praça. E concluiu: _Ele é o culpado por toda essa moléstia da peste, é o filho do Cão, do Tinhoso, do Coisa Ruim.
Em princípio houve um burburinho, um ressoar de vozes, e logo muitos compuseram o coro de “morte ao mendigo fedorento”. Neste momento teve início uma intensa movimentação; decidiram libertar o vingador revoltoso sem sequer saber da opinião de Dr. João Jivago.
Edmundo Adeodato fora agora elevado aos ombros, e eleito líder do grupo. Entre cambaleantes, “vomitantes” e “obrantes”, marcharam mais de setenta pessoas rumo à praça. Os marchantes tossiam nauseabundos através da fumaça que pairava no ar; caras e bocas retorcidas, olhos lacrimejantes e corpos arqueados apoiavam uns aos outros.
Os mais vigorosos ofereciam o ombro por escora aos companheiros mais debilitados; todo o grupo seguia atrás de Adeodato; que neste momento encontrou certo conforto para sua dor pessoal nos braços irmanados do povo.
No caminho muniram-se com paus, pedras, garrafas, tudo o que encontraram. Pelas ruas marchavam e bradavam: _Morte ao...Você sabe quem.
Conforme os populares se aproximaram os policiais os avistaram e, abandonados pelos cães que desapareceram para dentro da fumaça, rapidamente desceram da viatura e puseram-se a correr; bateram em uma retirada desordenada, desesperada. Ao tropeçar uns nos outros caiam e se reerguiam num salto; correram como jamais haviam corrido para um teste de aptidão física, os tais TAFs da corporação; a energia adicional veio ao ver o grupo armado e fora de controle a se aproximar.
Os revoltosos ignoraram completamente o pavor dos policiais. Queriam mesmo era ter de uma vez por todas com o forasteiro.
Porém, lá chegando ficaram petrificados de horror: a praça simplesmente não podia ser avistada em meio ao denso nevoeiro que ali se concentrara; havia desaparecido completamente da vista de todos; conservava grosseiramente seus contornos e exibia braços de fumaça menos densa, que rapidamente se estendiam pelas ruas imediatas, mas estes não se comparavam de modo algum ao quanto era denso o bloco branco sobre a praça.

O grupo que havia partido do hospital neste momento viu-se impotente; teve seu ânimo severamente abatido. Os populares ficaram desorientados, e antes mesmo que alguém pensasse em adentrar aquela cortina de mistério, para ver se dava com o tal cabra, Edmundo Adeodato, valente como ele e só, fora visto pela última vez, e depois teria se precipitado para dentro da névoa para nunca mais...
Ainda hoje há quem jure de pés juntos, por tudo que há de mais sagrado, o ter visto sendo tragado pela súbita baforada, debater-se muito, lutar com imensa bravura, gritar corajosamente afrontas ao forasteiro, e finalmente sucumbir num silêncio precedido por choro e ranger de dentes; teria sido ele, enfim, sufocado pelas mãos sujas do mendigo misterioso, e consumido pelas labaredas que saiam feito a língua de um dragão da boca do nefasto forasteiro. _Pobre Adeodato, morrera como um bravo; cabra valente sem igual! Dizem os antigos ao lembrar os fatos.
No entanto, há outra vertente informativa. Esta afirma ter o homem, na verdade, se precipitado para dentro de um bueiro e perdendo-se nas tubulações, fora tragado pelo esgoto e arrastado pela correnteza do rio, não sendo jamais encontrado.

Após o sumiço de Edmundo Adeodato um vento soprou lento e morno a fumaça sobre as cabeças presentes, a seguir viera uma fedentina insuportável, então saíram todos em disparada, em todas as direções. As pessoas clamavam pela misericórdia divina, pediam perdão pelos seus pecados, confessavam suas transgressões a quem quisesse escutar a metros de distância, chamavam por Deus e pelos santos que lhes ocorriam naquela hora de pavor e desespero. Pouco depois não havia um único revoltoso nas imediações da praça. Todos procuraram afastar-se o quanto puderam.
Um pequeno grupo que se desgarrara da maioria parou mais adiante. Recobrou o que era possível do fôlego e convencionou buscar apoio junto às autoridades religiosas, na esperança de que estas dariam conta de expulsar o tal “mendigo nefasto”, que naquele momento já era de consenso entre todos ser ele o próprio...você sabe quem.

Comentários

  1. Adorei a sua forma de "entrar" e conhecer o meu blog ou seja o meu diário, não é escrito diáriamente porque o tempo não o permite mas é escrito quando a vontade é muito mais forte que a falta de tempo. Tem razão Novembro já lá vai e Dezembro quase, mas são muitos os Km por dia e ao fim do dia o cansaço pesa, mas é bom chegar ao fim de semana e ler que alguem passou por aquele simples blog e achou algo de interessante. Vou segui-lo .... vou lê-lo .... gostei da sua escrita.
    Ao seu dispôr
    Ana (escorpiana)

    ResponderExcluir
  2. Prazer em conhecer, Ana. Fico feliz que tenha gostado de minha escrita e se proposto a seguir minhas atualizações. Gostei de seu blog e o acompanharei também. Abraço: Jefhcardoso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c